Controle de Estoque

Uma gestão eficaz do estoque é um elemento competitivo para o Food Service. Nosso sistema possibilita o controle total dos insumos e seu devido rastreamento.

Você pode fazer a supervisão de estoque pelo setor de armazenamento (estoque seco, câmara frigorífica) e por setores controladores de insumos (bar, copa, cozinha, entre outros), facilitando o controle de onde o insumo está armazenado.
O F-Rest possibilita a criação de uma planinha de cotação de grupos de insumos e a seleção de fornecedores cadastrados para, de maneira simples, fazer a cotação com cada um deles. Durante o processo, o sistema indica qual fornecedor tem o melhor preço. Em seguida, cria o pedido de compra dos insumos necessários, com respectivas quantidades e preços cotados, e o envia por e-mail aos fornecedores. Esse mesmo pedido será impresso e, com ele, você pode conferir com os dados da nota no momento da chegada da mercadoria.

Cotação eletrônica de fornecedores com pedido de compras automático
Com o F-Rest, toda nota de entrada de mercadoria está vinculada a um pedido de compras. Dessa forma, você pode configurar que, tanto na quantidade como no preço, é permitida uma porcentagem de variação entre o pedido de compra e a nota. Fora desse parâmetro, o sistema não libera o lançamento da nota, exceto com autorização por senha. Além disso, você tem acesso a um relatório que comprova todas essas variações, caso não seja você que esteja autorizando.

F-Rest - Ordem de Compra
Nesse processo, você não precisa lançar a nota de entrada de mercadoria. Com um aparelho leitor de código de barras, o F-Rest faz a leitura do código da nota. Automaticamente, ele realiza a consulta direto no site da SEFAZ e exporta todas as informações da nota para a tela de entrada de mercadoria do sistema, dispensando a sua digitação dos dados.

Com fins de exemplificar este tópico, utilizaremos o prato Cheeseburguer de Picanha com Barbecue:

Porcionamento

Os processos começam com o Porcionamento da Carne utilizada na elaboração do prato.
Porcionamento significa a separação em porções das quantidades utilizadas em cada prato. Sendo assim, transformamos um produto em variáveis do mesmo produto.

Voltemos ao exemplo:

Cada prato de Cheeseburguer de Picanha com Barbecue necessita de 200g de picanha moída.
Logo, o porcionamento ficou o seguinte:

5kg de Picanha se transformou em

  • 24 porções, de 200g cada, de Hambúrguer de Picanha
  • estimativa de 200g de perdas

Dessa forma, o F-Rest dará baixa de 5kg de picanha no estoque e dará entrada de 24 porções de hambúrguer de picanha, além de atribuir a perda de 200g, que representou 4% do total da picanha utilizada. A importância da precificação do seu prato é o cálculo da sua perda desde começo da sua elaboração, e o porcionamento é o primeiro item para gestão dos seus alimentos.

Fabricação dos produtos

Outro passo que iremos trabalhar é a fabricação de produtos que compõem o seu prato. O processo é diferente do porcionamento: neste, um produto se transforma em variáveis desse mesmo produto; na fabricação, vários produtos se transformam em outro novo produto no seu estoque.

No exemplo, iremos entender melhor:
Em vez de adquirirmos o Barbecue já pronto no nosso restaurante, iremos produzi-lo com produtos que já temos em estoque.
A ficha de produção será a seguinte:

  • 40g de açúcar mascavo
  • 40g de mostarda
  • 30ml de vinagre
  • 180g de molho de tomate

A utilização desses ingredientes resultará na produção de 300g de molho de barbecue, que será usado na preparação do prato Cheeseburguer de Picanha com Barbecue. Nesse processo, o F-Rest dará a entrada no estoque de 300g de molho barbecue e dará baixa dos insumos descritos na receita.

Ficha técnica

Agora iremos para a última etapa: o preparo do prato Cheeseburguer de Picanha com Barbecue para venda.
É de extrema necessidade a padronização dos pratos, e a ficha técnica é a maior ferramenta para que esse objetivo seja atingido. E, mais uma vez, salientamos que a precificação deve ser baseada no custo proporcional dos produtos utilizados na sua elaboração.
Vamos ao exemplo:
A ficha técnica do Cheeseburguer de Picanha com Barbecue é a seguinte:

  • 1 unidade de Hambúrguer de Picanha (200g que porcionamos)
  • 1 pão de Hambúrguer
  • 20g de Barbacue (de 1kg que produzimos)
  • 1 fatia de queijo cheddar

Na venda do Cheeseburguer de Picanha com Barbecue, o F-Rest dará a baixa dos itens que compõem a ficha técnica, automaticamente.
Passo a passo, visualizamos como podemos controlar o estoque, acompanhar a gestão da sua cozinha e, principalmente, calcular todos os custos e perdas em cada prato, o que permite visualizar o real lucro obtido.

Com esse processo, a baixa dos insumos do estoque será automática no momento da venda. Para isso, você deve confeccionar a ficha técnica de produtos do cardápio e a composição da receita (ver link “ficha técnica”). Dessa forma, você tem o custo do seu produto de venda, o que possibilita a formulação do seu preço de cardápio de forma mais segura, de acordo como real lucro obtido.
Através do formulário de solicitação de mercadoria, confeccionada pelo responsável do setor solicitante (copa, cozinha e outros), você realiza o lançamento da requisição. Com isso, o F-Rest efetua a baixa das mercadorias solicitadas, atribuindo o consumo ao setor solicitante conforme o turno (almoço, jantar e outros), e apresenta relatórios do consumo desses setores.
Nesse processo, você pode especificar o tipo de desperdício (fora do prazo de validade, limpeza, quebra e outros). O F-Rest efetua a baixa da mercadoria, conforme o tipo de perda, para posterior estatística.
O F-Rest emite uma listagem dos insumos,para facilitar a contagem manual na hora do balanço do estoque. Nesse processo, o funcionário que faz a contagem não tem acesso à quantidade de estoque do insumo, permitindo assim o balanço “cego”. Após o lançamento da contagem, o sistema processa o balanço por insumo, apresentando a diferença, se for o caso, em quantidade e valores.

O F-Rest fornece os seguintes relatórios:

  • Listagem de posição do estoque;
  • Relatório de estoque mínimo (sugestão de compra);
  • Relatório de requisições (analítico e sintético);
  • Relatório de recebimentos de mercadoria (analítico, nota de recebimento, listagem dos recebimentos);
  • Relatório de compras (por setor, por fornecedor, por produto);
  • Relatório de transferências de mercadorias;
  • Relatório de balanço do estoque;
  • Relatório de desperdícios;
  • Relatório de cadastro dos fornecedores;
  • Etiqueta de Produtos com data de fabricação;
  • Relatório de consumo;
  • Entre outros.

O sistema mais completo para Food Service

F-Rest
  • Restaurantes e Bares
  • Lanchonetes e Cafeterias
  • Delicatessen
  • Casas de Show e Boates
  • Pizzarias e Churrascarias
  • Food Trucks
  • Delivery
  • Lojas de Conveniência
  • Padarias

Tenha controle total, da frente de loja ao estoque e financeiro.

Mais benefícios do F-Rest

Sistema completo, de fácil entendimento e com o foco em Food Service. Você não tem que pagar por recursos adicionais, tudo está incluído no preço de uma assinatura mensal, sem fidelização!

Controle de Vendas

Fique de olho em tudo o que acontece na sua venda de mesa, balcão ou delivery. Saiba mais.

Auto atendimento através de QR Code

Fuja dos carissimos totens de atendimento, com a solução Frest o seu cliente acessará o QR Code e terá acesso ao seu cardápio, fará o seu pedido e o pagamento, após isso o pedido será impresso na produção, o cliente acompanhará o andamento no seu celular e será notificado para retirada quando estiver pronto. Saiba mais.

Seu Aplicativo Delivery

Tenha seu próprio aplicativo de delivery e fuja das taxas abusivas dos aplicativos atuais. Saiba mais.

Cardápido Digital na mesa

Pare de usar cardápios de papel. Ofereça uma solução SEGURA para seus clientes. O cardápio digital do FREST é acessado no celular do próprio cliente, numa interface interativa e amigável e você poderá permitir o cliente fazer seu próprio pedido. Saiba mais.

Comanda eletrônica através de sua máquina de cartão

Agilize o seu atendimento no salão. Tenha sua maquina de cartão com as funcionalidades de comanda eletrônica, seu garçom poderá comandar os pedidos, fechar a conta na própria maquina de cartão e realizar recebimento com a emissão da nota fiscal.Saiba mais.

Comanda eletrônica através de smartphone e tablet

Agilize seu atendimento no salão através do aplicativo de comanda eletrônica instalado no smartphone e tablet.

Delivery

Não atrase os seus pedidos e evite pontuações negativas. Sistema 100% integrado ao iFood, com bina e com rota do motoboy otimizada através do Google Maps. Saiba mais

Fechamento Cego

Evite fraude no fechamento do seu caixa. Com esse controle, o atendente do caixa não tem acesso aos valores no momento do fechamento do caixa e faz o lançamento da quantia recebida “as cegas”, impedindo desvios de sobras do caixa.

App para acompanhamento das vendas

Tenha todo o controle por meio de aplicativo no seu celular. Assim você não precisará mais ligar para seu funcionário do caixa ou gerente para saber como estão as vendas. Saiba mais

Automação da área de vendas

Automatize a sua área de vendas, agilize seu atendimento e minimize erros de pedidos. Saiba mais

Financeiro

Não fique no vermelho! Organize seu fluxo de caixa para evitar antecipação de cartões (o que representa 5% a menos do seu lucro líquido) e juros bancários. Saiba mais

Controle de Franquias

Padronize a dinâmica das suas franquias. Tenha o cardápio na nuvem, com acesso exclusivo para você administrá-lo. Além disso, acesse as vendas de cada loja, para cálculo dos royalties e de fundo de marketing Saiba mais.

Suporte 24 horas

Tire suas dúvidas conosco! Nossa equipe estará disponível a qualquer momento para ajudá-lo,seja no esclarecimento das dúvidas mais simples, seja na hora do “sufoco” durante o movimento da sua loja.

Treinamento On-line

Capacite seus funcionários! Temos uma equipe de consultores especializados para que possam usar o F-Rest em todo o seu potencial.

Cursos de Gestão de Restaurantes

Capacite-se para administrar melhor o seu negócio! Oferecemos cursos on-line de Gestão de Bares e Restaurante, ministrados pelos consultores de gestão do F-Rest ou por consultores convidados.

Consultoria On-line de Gestão

Invista no crescimento da sua empresa! Com um valor mensal bem acessível, você poderá contratar a consultoria on-line e obter a implementação dos processos de gestão administrativa do seu Food Service (compras, estoque e financeiro).

Nossos clientes amam o F-Rest

De nossos mais de 5.000 clientes, veja alguns que você deve conhecer:
Balada Mix
Delírio Tropical
Bar da Alcione
La Cabrera
Churrascaria Palace
VAMO
Espetto Carioca
Rio Brasa

Nossa parceria com o F-Rest começou há 16 anos. De lá pra cá o sistema tem nos ajudando a gerir o restaurante de maneira clara e precisa desde a frente de loja até o controle administrativo e de franquias. Fora a equipe técnica que é excelente!

JORGE BALADA MIX

Após utilizarmos vários sistemas encontramos o F-Rest, e só ela foi capaz de atender todas as nossas necessidades em um sistema só. Solução completa e com preço justo! Super recomendo!

ANDRÉ DELÍRIO TROPICAL

Últimas novidades do Blog F-Rest

Somos obcecados em ajudar os donos de restaurantes não apenas a sobreviver, mas a prosperar. Acompanhe o nosso blog com dicas úteis para o crescimento do seu Food Service, e conteúdo novo toda semana.
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